Câncer de vesícula

O câncer de vesícula biliar é uma forma de câncer que se origina nas células da vesícula biliar, um órgão pequeno localizado sob o fígado. Geralmente, é diagnosticado em estágios avançados devido à falta de sintomas específicos nas fases iniciais.

Fatores de Risco: – Presença de cálculos biliares (pedras na vesícula biliar). – Inflamação crônica da vesícula biliar. – Idade avançada, sendo mais comum em pessoas acima de 65 anos. – Gênero feminino, já que as mulheres têm maior incidência. – Obesidade e diabetes são fatores de risco adicionais.

Na fase inicial, pode ser assintomático. Sintomas tardios podem incluir dor abdominal, perda de peso não intencional, icterícia (coloração amarelada da pele e olhos), náuseas e vômitos.

O diagnóstico é feito através de exames de imagem, como ultrassonografia, tomografia computadorizada (TC) e ressonância magnética (RM).

O tratamento depende do estágio do câncer A cirurgia para remover a vesícula biliar (colecistectomia) é comum nos estágios iniciais. Em estágios avançados, pode ser necessário remover partes do fígado, ductos biliares ou outros tecidos afetados. Quimioterapia e radioterapia podem ser utilizadas para complementar o tratamento.

Prevenção: – A prevenção primária envolve o controle de fatores de risco, como manter um peso saudável e tratar condições que podem levar à inflamação da vesícula biliar. – Remoção de cálculos biliares pode ser considerada em certos casos.