Rivaldo oncologista em João Pessoa

Câncer de estômago

O câncer de estômago, também conhecido como câncer gástrico, é uma doença maligna que se desenvolve nas células do estômago. Essa condição é mais comum em pessoas mais velhas e é muitas vezes diagnosticada em estágios avançados, o que pode tornar o tratamento mais desafiador.

Fatores de Risco: – Infecção pela bactéria Helicobacter pylori, que está associada a um maior risco. – Dieta rica em alimentos defumados, salgados, em conserva, processados e baixa em frutas e vegetais. – Histórico familiar de câncer gástrico. – Tabagismo, obesidade e certas condições pré-cancerosas, como a metaplasia intestinal.

Dentro os tipos, o Adenocarcinoma é o tipo mais comum, representando a maioria dos casos. Outros tipos incluem linfoma gástrico, tumores estromais e carcinoides.

Os sintomas podem incluir desconforto abdominal, dor, perda de peso não intencional, fadiga, náuseas e vômitos. Em estágios avançados, pode ocorrer sangramento gastrointestinal, causando fezes escuras e vômito com sangue.

O diagnóstico é feito através da endoscopia e biópsia. Exames de imagens como tomografia computadorizada (TC) e endoscopia digestiva alta podem ajudar a determinar o estágio da doença.

O tratamento pode envolver cirurgia para remover parte ou todo o estômago, quimioterapia e radioterapia. A escolha do tratamento depende do estágio do câncer, da localização e da condição geral do paciente.

O prognóstico varia dependendo do estágio em que o câncer é diagnosticado e da eficácia do tratamento. O câncer de estômago geralmente tem um prognóstico menos favorável, principalmente quando diagnosticado em estágios avançados.

Prevenção
– Reduzir fatores de risco, como evitar o tabagismo, seguir uma dieta saudável e tratar a infecção por H. pylori, pode ajudar na prevenção.
– Exames regulares e atenção a sintomas persistentes são importantes para o diagnóstico precoce.

Posso ajudar!